XADREZ



CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO DE XADREZ


1º LUGAR -  4º F -  JOÃO
2ª LUGAR - 4ª F - BIANCA
3º LEGAR - 4º D - ISABEL
4º LUGAR - 4º F - MURILO
5º LUGAR- 5ºB - DANIEL HENRIQUE
6º LUGAR - 4º F - MARCOS
7ºLUGAR - 5ºB - EDUARDO F.
8º LUGAR - 4ºE - DIEGO
9º LUGAR - 5ºB - CAIO
10º LUGAR - 4ºE - RICHARD
11º LUGAR - 4ºF - ALEXSANDER
12º LUGAR - JULIO CESAR.




PROFª CÁSSIA e seus alunos
 DO
 XADREZ




















































































DIA 02 DE DEZEMBRO 
IREMOS REALIZAR
A 1ª FINAL DO CAMPEONATO DE XADREZ
AVISO A TODOS OS ALUNOS QUE ESTÃO NA FINAL NÃO FALTEM









HOJE DIA 06 DE MAIO TEMOS BOAS NOTÍCIAS
RECEBEMOS NOSSOS 05 PRIMEIROS JOGOS DE XADREZ NA ESCOLA DE MUITOS QUE HÁ DE CHEGAR.
AGRADECEMOS AO
Obrigado pelo material.
PROFº TONI da NORTE 2


Agradecemos o incentivo
 
XADREZ



Peças do xadrez. Image GNU General Public License. Wikipedia.org














   

SITE PARA JOGAR e TREINAR.


http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Xadrez/



http://jogosonline.uol.com.br/xadrez.html#rmcl

Objetivo do jogo

O xadrez é um jogo por turnos para 2 jogadores que desenvolve-se sobre um tabuleiro de 8 por 8 quadrados, também chamados casas. No total são 64 casas que se alternam entre claras e escuras.
Cada lado se distingue por cor (peças brancas e pretas) e tem 16 peças que são distribuídas da seguinte forma:

  • 1 rei
  • 1 rainha ou dama
  • 2 bispos
  • 2 cavalos
  • 2 torres
  • 8 peões
O objetivo do jogo é atacar e afogar o rei do adversário até que ele não tenha como escapar, essa jogada é chamada de xeque-mate.

Movimentos do xadrez

Cada peça se movimenta de maneira diferente:

O rei

Movimento do rei Image GNU General Public License. Wikipedia.org
O rei pode mover-se em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) somente uma casa de cada vez.


A rainha

Movimento da rainha. Image GNU General Public License. Wikipedia.org
A rainha move-se ao longo da horizontal, vertical e diagonais mas não pode pular outras peças.

O bispo

Movimento do bispo. Image GNU General Public License. Wikipedia.org
O bispo move-se ao longo da diagonal. Não pode pular outras peças.

O cavalo

movimento do cavalo.Image GNU General Public License. Wikipedia.org
É a única peça que pode pular as outras. O movimento do cavalo é em forma de “L”, quer dizer, duas casas em sentido horizontal e mais uma na vertical ou vice-versa.

A torre

Movimento da torre. Image GNU General Public License. Wikipedia.org
A torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças

O peão

Movimento do peão. Image GNU General Public License. Wikipedia.org
O peão movimenta-se apenas uma casa para frente e somente captura outras peças na diagonal. Opcionalmente, cada peão pode avançar duas casas no seu primeiro movimento do jogo.


Movimentos especiais

Roque

O roque é um movimento de defesa especial em que pode-se mover o rei e a torre do mesmo jogador ao mesmo tempo. Para realizar este movimento deve-se seguir as seguintes condições:
  • Nem o rei nem a torre podem ter sido movidos antes de rocar.
  • Não há nenhuma peça entre o rei e a torre.
  • O rei não está em xeque e as casas por onde passará não devem estar atacadas pelo adversário (as casas laterais em direção à torre).
Diagrama do roque. Image GNU General Public License. Wikipedia.org

Promoção do peão

Se o peão chegar até a última fila, o jogador poderá trocá-lo por qualquer peça que desejar, exceto pelo rei ou por outro peão.

Captura do peão

Se um peão contrário se deslocar 2 casas (seu primeiro movimento) e ficar ao lado de um dos seus peões, você poderá capturá-lo movendo o seu peão uma casa na diagonal.
captura do peão. commons.wikimedia.org. Creative Commons Attribution ShareAlike 2.5

Como jogar o xadrez

Antes de começar o jogo, o sistema sorteia automaticamente a cor das peças de cada jogador (as cores vão alternando em cada partida). Sempre começam a jogar as brancas.
Cada jogador, na sua vez, tem um tempo máximo definido nas opções de mesa para mover uma peça. Se o tempo acabar antes, o sistema moverá uma peça pelo jogador.

Xeque e xeque-mate

O rei estará em xeque quando for atacado por uma ou várias peças do adversário. O xeque deve ser evitado imediatamente movimentando o rei ou qualquer outra peça. Se não for possível sair do xeque, se produzirá o xeque-mate e o jogador perderá a partida.
Não é possível realizar uma jogada que coloque seu próprio rei em xeque.

Empate

Clique no botão pate para solicitar ao seu adversário o final da partida por empate. Só é possível solicitar “pate” depois de um certo número de jogadas.
O sistema estabelecerá empate automaticamente:
  • Se forem feitos 50 movimentos entre ambos os jogadores sem mover um peão ou capturar uma peça.
  • Se um jogador está “afogado”, quer dizer, não pode mover nenhuma peça e o rei não está em xeque.
  • Se no tabuleiro somente ficam as seguintes peças:
    • Rei contra rei.
    • Rei e cavalo contra rei.
    • Rei e bispo contra rei.
    • Rei e bispo contra rei e bispo.
    • Rei e 2 cavalos contra rei.
    • Rei e cavalo contra rei e cavalo.
    • Rei e bispo contra rei e cavalo.

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